Avaliação Psicológica na Seleção de Pessoas
Atualmente as empresas estão cada vez mais em busca de melhores resultados, produtos com maior qualidade e lucratividade, inovação, qualidade no atendimento, cumprimento dos prazos, melhores preços, entre outras variáveis. Desta forma, o capital humano tem um papel fundamental e crescente dentro das organizações. As empresas estão cada vez mais investindo em pessoas, descobrindo que ...
Auto aceitação e auto estima
A auto-aceitação é caminho decisivo para uma boa auto-estima. É o passo certeiro que definirá uma postura positiva consigo mesmo, estando satisfeito, de acordo e respeitando suas possibilidades, limitações, corpo e alma.  Segundo Vera Lucia Ferreira, “Aceitar-se é honrar o ser que você é e a sua jornada. É dizer sim para si mesmo(a), sem esperar pelo sim do outro, como acontece fr...
O que é psicoterapia?
A psicoterapia é um processo constituído de encontros semanais, de duração previamente determinada ou não, que visa conduzir o indivíduo ao desenvolvimento de uma maior percepção de si e do mundo, de seus comportamentos, pensamentos e sentimentos e das conseqüências destes sobre sua vida pessoal. Na psicoterapia, o cliente tem a oportunidade de ampliar suas possibilidades de comp...
Fobias
O medo é um sentimento inerente ao ser humano diante uma situação de perigo ou risco real e tem por função nos proteger. As fobias são medos irracionais e intensos de um estímulo, situação ou objetos específicos que não têm justificativa na realidade ou que a maioria dos indivíduos não consideram como perigoso. Geralmente as pessoas percebem que seu medo é irracional, ...
Medo de Dirigir?
O medo de dirigir está, atualmente, presente na vida de milhares de pessoas e este número só tende a aumentar visto a crescente cobrança da sociedade pelo perfeccionismo e senso de urgência. O medo em si, é uma reação natural e de proteção do nosso organismo, mas que em excesso pode influenciar negativamente no nosso dia-a-dia, dificultando relacionamentos, planejamentos, caus...
Quando devo procurar ajuda?
Várias pessoas podem se beneficiar do processo de psicoterapia. Algumas buscam tratamento psicológico em momentos de crise, como separação, perda de entes queridos, estresse pós-traumático, perda de emprego, mudança de cidade, dificuldades de relacionamento, problemas conjugais. Outras procuram auxílio da psicologia clínica para enfrentar sintomas de ansiedade, depressão, impotência sexual, estresse, fobias, síndrome do pânico, transtornos alimentares, entre outros.

Fobias

O medo é um sentimento inerente ao ser humano diante uma situação de perigo ou risco real e tem por função nos proteger. As fobias são medos irracionais e intensos de um estímulo, situação ou objetos específicos que não têm justificativa na realidade ou que a maioria dos indivíduos não consideram como perigoso. Geralmente as pessoas percebem que seu medo é irracional, no entanto, sentem ansiedade que pode ser desde uma inquietação até o pânico, e não conseguem parar de ficar com medo, procurando evitar o objeto ou a situação temida. A ansiedade é caracterizada por tremor das mãos, sudorese, falta de ar, taquicardia e mal estar geral.

Um medo, mesmo sendo irracional só é diagnosticado como fóbico quando interfere consideravelmente na vida diária de uma pessoa, isto é, atrapalha sua rotina, por exemplo, uma pessoa com fobia de elevador com um trabalho no 16° andar, poderia desistir do emprego a fim de evitar o uso do elevador. As fobias são mais comuns do que imaginamos, sendo um dos transtornos de ansiedade mais apresentados pelo ser humano, entretanto as pessoas com fobias muitas vezes encobrem seus sintomas eficazmente.

As fobias são divididas em três grupos:

Agorafobia: medo de estar em ambientes públicos, ficam temerosos porque “algo” poderia acontecer, e estando em meio a multidão seria mais difícil de escapar caso fosse preciso, seria o medo de ficar com medo e perder o controle. Pessoas que sofrem dessa fobia geralmente entram em pânico ao pensar que podem precisar de algum tipo de socorro, antes mesmo de tal situação ocorrer, é um medo antecipatório.
Fobia Social: também refere-se ao medo de grupos, mas ao contrário da agorafobia que o medo advém da perda do controle, na fobia social o medo é de ser criticado pelos demais, ou ridicularizado ou mesmo passar por situação humilhante, assim o indivíduo evita situações sociais, sendo prejudicado nos relacionamentos afetivos ou profissionais.
Fobia Específica: medo em relação a um objeto ou situação específicos, por exemplo, medo de lugares altos definido como Acrofobia; medo de lugares pequenos definido como Claustrofobia; medo de água definido como Hidrofobia, etc.
Como é realizado o diagnóstico do Transtorno Fóbico? Através do relato do paciente e dos sintomas, avaliando o quanto seu comportamento é disruptivo, não é necessário nenhum exame físico ou laboratorial.

Como é o tratamento para as fobias? O tratamento pode ser individual ou grupal com psicoterapia a fim de auxiliar o paciente no enfrentamento ao medo e diminuição da ansiedade que também pode ser feita com o uso de medicação.

Ana Carolina

Psicóloga – Viver Psicologia.